top of page

Lançamento de AKBAR — notícia no jornal Terra Ruiva

  • Outro
  • 15 de abr.
  • 2 min de leitura
Lançamento de Akbar — Lunário Poético duma Alma ainda Árabe (2025) é notícia na imprensa regional algarvia, nomeadamente no jornal impresso Terra Ruiva (edição de abril de 2025).
Lançamento de Akbar — Lunário Poético duma Alma ainda Árabe (2025) é notícia na imprensa regional algarvia, nomeadamente no jornal impresso Terra Ruiva (edição de abril de 2025).

Nero lança novo livro em Silves

 

O novo livro do poeta natural de Silves Nero, intitulado Akbar - Lunário Poético duma Alma ainda Árabe, teve evento especial de lançamento junto às muralhas do castelo da cidade – ou não fosse o livro dedicado "à luz e às sombras da cidade de Silves e às suas pedras mnemónicas".

 

Decorrido no passado dia 5 de abril, nos jardins do icónico Café Inglês, juntou as professoras Esmeralda Lopes e Irene Ferreira (professoras de Literatura e de Português da Escola Secundária de Silves) e o autor, investigador e editor Nuno Campos Inácio (prefaciador da obra) no painel de apresentação. A propósito deste livro, com inspiração na poesia luso-árabe e no legado árabe pela Península Ibérica, escreve Nuno Campos Inácio: "Nero encarna a essência mourisca do Gharb al-Andalus como poucos. [...] Talvez não saiba, mas nesta obra enverga a 'kandoora' de mestre e inicia a caminhada de um 'mahdi'".

 

Trata-se do regresso de Nero, depois do poemário de raízes autobiográficas Telúria (2023) e da epopeia fantástica Oceano - O Reino das Águas (2021). Espécie de almanaque espiritual, Akbar viaja às origens e à expansão da fé islâmica, numa toada simbólica e mística, em quarto crescente; celebra, com fervor popular, a expansão árabe pela Ibéria, em plenilúnio; recupera o tom épico, recriando episódios históricos da queda, em quarto minguante; propõe, em quiasmo, o diálogo e o silêncio como instrumentos essenciais ao perdão, ao convívio e à tolerância, de que se farão as luas novas de qualquer idade, ao mesmo tempo que lapida influências do sufismo, nos quatro interstícios que antecedem ou sucedem cada lunação, meditando sobre as razões de deus e dos Homens.


Dezenas de leitores e seguidores de Nero marcaram presença, interagindo com o poeta e com os oradores, conversando sobre os poemas e as suas possíveis interpretações. Seguiu-se o convívio e a sessão de autógrafos, para todos aqueles que não quiseram perder a oportunidade de obter o livro em primeira mão – obra que, segundo a nota de imprensa, confirmará Nero como um dos mais interessantes e surpreendentes poetas portugueses da atualidade. O livro está disponível nas livrarias.


[texto integral da notícia; edição de abril de 2025]

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page