top of page

Nero leva a sua poesia à 3ª edição do "Aqui vai livre"

  • Outro
  • 22 de ago.
  • 2 min de leitura
Nero, em declamação de poema do seu livro Akbar — Lunário Poético duma Alma ainda Árabe (2025).
Nero, em declamação de poema do seu livro Akbar — Lunário Poético duma Alma ainda Árabe (2025).

O “Aqui vai livre” regressa ao Príncipe Real com Nero entre os poetas convidados, numa celebração aberta ao público. O evento “Aqui vai livre”, com curadoria das poetas Elisa Scarpa e Rita Tormenta, regressa ao jardim do Príncipe Real, em Lisboa, para a sua terceira edição. A iniciativa decorre no próximo dia 6 de setembro, a partir das 17:00, e conta com a presença confirmada do poeta algarvio Nero, num encontro aberto ao público.


Criado para aproximar a poesia da cidade e dos leitores, o “Aqui vai livre” reúne anualmente poetas de todo o país, que declamam os seus textos na rua Cecílio de Sousa. O momento mais simbólico acontece quando os autores atiram, em “voo livre”, os seus livros do varandim do jardim, oferecendo-os gratuitamente ao público. Em edições anteriores, já participaram nomes como Alberto Pereira, Luis Filipe Sarmento, Ozias Filho, Lauren Mendinueta ou Ricardo Gil Soeiro.


Este ano, Nero junta-se ao coletivo de artistas. Autor de obras como Oceano — O Reino das Águas(2021), Telúria (2023) e o mais recente Akbar — Lunário Poético duma Alma ainda Árabe (2025), o poeta é também professor de Português e Literatura Portuguesa. Ao longo da sua carreira tem integrado diversos festivais, entre os quais o Festival Contacto (2021) e o Festival MED, em Loulé, este ano, onde declamou ao som do alaúde árabe de Soufian Eljouhari, no âmbito do projeto “Poesias do Mundo”.


A sua presença é já habitual em encontros literários de relevo, como a Feira do Livro de Lisboa, em 2021, 2023 e 2025, ou nas anteriores edições do “Aqui Vai Livre”, em 2023 e 2024. Também em eventos do Algarve, como a Feira Medieval de Silves, Nero tem levado a sua poesia ao público, muitas vezes acompanhado por músicos internacionais, entre eles Ustad Fazel Sapand (Afeganistão), Vojdanpak (Irão), Husam Hamuni (Marrocos) e Rogério Mestre (Portugal).


Entre os palcos do Algarve e os grandes encontros literários nacionais, a poesia algarvia continua a ser celebrada e amplamente aplaudida.


Cartaz não-oficial do evento, a partir do cartaz original.
Cartaz não-oficial do evento, a partir do cartaz original.

Fonte: notícia do jornal Postal. 12:30 22 Agosto, 2025 | POSTAL

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page