Revelação do título da nova obra [assista ao vídeo]
- Nero
- 26 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
O regresso de Nero, depois do poemário de raízes autobiográficas Telúria (2023) e da epopeia fantástica Oceano – O Reino das Águas (2021).
Do início da invasão árabe, em 711, à atualidade, passaram — contam os calendários — mais de setecentos anos. Os vestígios da presença e influência destes povos são, contudo, mais do que muitos: das pedras que pisaram e edificaram às línguas que ainda hoje proliferam e que, para todos os efeitos, eternizam a sua herança, pela Península Ibérica e muito além dela.
Só no português, mais de 18 mil vocábulos terão origem árabe. Não espanta, portanto, que também a literatura assuma e reclame, legitimamente, essa ascendência. Dizia Fernando Pessoa que “a alma árabe é o fundo da alma portuguesa”.
O livro que aí vem honra esse passado, mas tem os olhos postos no futuro. É dedicado a Silves, cidade de Al’Mu-tamid. Será um livro de poesia — de História, de cultura, de língua, de misticismo, de religião. Entre a palavra e o silêncio, procurará o diálogo. E, com ele, a elevação do espírito.
Acompanhe, nos próximo tempos, a campanha para o lançamento — na qual se revelarão muitos dos detalhes e surpresas.
Por agora, assista ao vídeo, com ele, à revelação do título do novo livro.
عد الأقمار 🌒 Conte as luas…
Comentarios